domingo, 8 de dezembro de 2013

ÁUDIODESCRIÇÃO



ÁUDIODESCRIÇÃO: PERMITINDO A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CINEMA, TEATRO E PROGRAMAS DE TELEVISÃO.

          A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora.
       A audiodescrição é uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Além das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.
 (Lívia Motta)

Como sugestão aos professores para trabalhar a hora do conto, além de cores sugiro o filme: O três porquinhos.
O filme inicialmente descrever as caracteristicas de cada porquinho e a cor da roupa de cada um.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

ATIVIDADE PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



ATIVIDADE PARA TRABALHAR COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

JOGO DE MEMÓRIA



Estimula:
Pensamento lógico, composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração.
Descrição:
 Material feito em MDF com gravuras variadas (animais, plantas e por do sol) também pode ser confeccionado com papelão e figuras recortadas de livros ou revistas.
Desenvolvimento:
Desmontar e montar o jogo, compondo o desenho com seus pares.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA



Prancha simbólica (modelo de calendário)





                A comunicação alternativa é um recurso de tecnologia assistiva que dar condições necessárias para as pessoas que apresenta dificuldade para se comunicar de formar verbal ou escrita.
               A prancha simbólica é um facilitador para comunicação e compreensão através da leitura de imagem, que pode ser utilizada por pessoas que tem paralisia cerebral.

               Descrição de imagem: Numa folha de papel cartão preto foram colados os cartões de comunicação simbólica para realizar a atividade de calendário e agenda escolar, descrevendo a data, mês, dia da semana, sensação térmica (calor) e também todas as atividades propostas para este dia. Além de cartões de comunicação, há número em EVA, representado a data do mês (numero 7) e palavras em alto relevo com cola colorida identificando o mês de novembro e dia da semana terça feira.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

AEE FECHAMENTO DA DISCIPLINA



AEE_ Fechamento_ Edinéa Barboza

O Atendimento Educacional Especializado é uma das inovações trazida pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), e é um serviço de apoio da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade ajudando eliminar as barreiras e oportunizando a plena participação dos alunos público alvo da educação especial que são: alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
O professor do AEE para o exercício de sua função na sala de recurso tem que ter formação inicial e ser especialização em Educação Especial. Cabe a ele a responsabilidade de desenvolver um trabalho que visa à melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem dessas crianças. A esse profissional cabe também a complementar e ou suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos especifico que eliminam as barreiras as quais impedem ou limitam sua participação com autonomia e independência nas turmas comuns do ensino regular . Pois o seu trabalho é de extrema importância para o desenvolvimento global desses discentes juntamente com outros profissionais.
O plano de aula do professor do AEE é elaborado após o estudo de caso da criança a ser encaminhado para sala de recurso, nesse estudo apresenta de fato quem é o aluno, suas necessidades  e especificidades. Elabora-se um plano individual que resulta na escolha do professor quanto aos recursos, equipamentos e apoio mais adequado, respeitando suas necessidades especificas, com o objetivo de garantir ao aluno participação no processo escolar da sala comum e na vida social.