quarta-feira, 22 de maio de 2013

Desafiando novo paradigma de ensino


Título: Desafiando novo Paradigma de ensino
Edinéa Moreira Barboza     
Elaboração: 29/04 2013, Paço do Lumiar (MA)


A área da educação tem sido privilegiada a serviço de educação à distância. Pois vejo de forma positiva a influência que posso adquiri a respeito das tecnologias e das atuais concepções pedagógicas na área da Educação Especial.
Em 2010 tentei inscrever-me nesse referido curso (Atendimento Educacional Especializado) pelo Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, mas não conseguir. Esse ano (2013) fui informada sobre a inscrição, ainda que faltassem dois dias para encerrar, foi tudo muito  rápido para providencia todas as documentações exigida pela instituição, finalmente conseguir envia-las confirmando minha inscrição. Aguardei ansiosamente pela classificação, de fato fui contemplada.
Segundo Moran (2002),” Um bom curso depende de um conjunto de fatores previsíveis e de uma “química”, uma forma de juntar os ingredientes que faz a diferença”. O aluno é responsável pela sua própria aprendizagem na Educação a Distância. A flexibilidade de horário, de fazer o seu próprio ritmo e cronograma de estudo, isso são fatores que exigem uma postura do aluno, que determinará o real aproveitamento do processo de ensino aprendizagem virtual, desafiando novos paradigmas de ensino, tornando-se um aprendiz autônomo. Já o professor tem papel importante no processo ensino aprendizagem do aluno, pois é responsável pela transmissão de conhecimentos e é o facilitador na aprendizagem.
Portanto, a Educação a Distância é uma oportunidade de qualificar pessoas e profissionais que quase não tem tempo de frequentar um curso presencial, pois o cursista tem toda autonomia de organizar-se para facilitar o seu aprendizado.



Um comentário:

  1. É bem verdade que as ações de EAD surgem como uma forma de acompanhar as inovações tecnológicas, as quais se superam a cada minuto.
    Em contrapartida, nós é que precisamos também tomar consciência de que necessitamos acompanhar esse momento. Certamente, esse curso em AEE contribui para isso.

    Abraços,

    Danielle Veras

    ResponderExcluir